Você sabia que pular corda é um dos exercícios que mais emagrece?

Um estudo mostra que em uma hora pulando corda você queima aproximadamente 800 calorias. Pular corda é um exercício simples e a gente começa quando criança, não é difícil mas como exercício de boa qualidade, tem que pular certo,

Veja alguns benefícios dele:

  • Fortalece a musculatura das pernas;
  • Melhora o condicionamento aeróbico e a resistência física;
  • Trabalha a agilidade;
  • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Trabalha o core (região abdominal);
  • Proporciona um grande gasto calórico….
  • Elimina toxinas
  • Tonifica os músculos
  • Ajuda a prevenir e recuperar lesões
  • Melhora a densidade óssea
  • Evita o estresse e melhora a atividade cerebral

Um estudo mostra que em uma hora pulando corda você queima aproximadamente 800 calorias –ok, sei que não é fácil pular corda por 60 minutos, mas com 20 ou 30 minutos você já terá um bom gasto calórico.

Porém, muitos não conseguem manter esse hábito por tanto tempo.

Mesmo assim, pular corda de oito a dez minutos já garante um auxílio importante na perda de peso.

Além disso, este exercício também reduz o risco de doenças relacionadas à obesidade.

Para ter ideia, o mesmo estudo mostrou que pular corda só proporciona gasta calórico menor do que lutar boxe, correr em velocidade acima de 14 km/h, pedalar subindo uma montanha ou subir escadas correndo no esforço máximo….

Cuidados e como iniciar o exercício

  1. Apesar de ser um exercício fácil, é necessário alguns cuidados na hora de pular corda, para evitar impacto nas articulações.
  2. Portanto, ao iniciar a atividade, você deve primeiro fazer alguns alongamentos.
  3. Depois, com uma boa técnica e a posição correta para pular corda, você conseguirá dominar o exercício rapidamente.

Siga o passo a passo:

  1. Mantenha a cabeça ereta e olhe para frente, nunca para baixo
  2. Deixe os joelhos sempre ligeiramente flexionados e o tronco reto
  3. Mantenha os cotovelos próximos ao corpo
  4. Uso o pulso para bater a corda e não os braços
  5. Escolha um calçado confortável e com uma sola adequada, que amorteça os pulos
  6. Para começar a pular, tome impulso com as pontas dos dedos e, ao cair, também se apoie neles.
  7. Os pulos devem ter entre 3-4 centímetros

Geralmente, quando você não está em forma, é normal sentir-se cansado.

Por isso, recomenda-se aumentar o tempo aos poucos para adquirir resistência.

Sugestão para iniciantes

Pratique o exercício três vezes na semana, seguindo o cronograma abaixo:

  • Primeira semana: 4 sessões de 25 pulos
  • Segunda semana: 4 sessões de 30 pulos
  • Terceira semana: 4 sessões de 35 pulos
  • Quarta semana: 4 sessões de 40 pulos

Ao passar de uma sessão para a outra, pare por alguns minutos e descanse.

À medida que seu corpo for se acostumando com o exercício, aumente gradativamente a quantidade de pulos.

Importante:

  1. Embora seja um excelente exercício, pular corda não é indicado em alguns casos.
  2. Gestantes, pessoas acima do peso e com problemas nas articulações devem evitar a atividade.
  3. Isso porque existe grande probabilidade de ocorrerem danos nos joelhos, tornozelos e quadris.
  4. Pular corda é um dos melhores exercícios para incorporar à sua rotina, junto daqueles que você já tem o hábito de praticar.

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